terça-feira, 13 de maio de 2014

I wanna be STAR

Quando eu era bem pequenininha, tipo assim, com uns 3-4 anos e andava de calcinha pela casa da minha avó, me acostumei a pensar que a veia artística era de família, afinal de contas não era todo mundo que tinha uma avó cantora e que ensaiava com os músicos na sala de casa. Você pode achar que não, talvez o povo da jovem guarda na década de 70 fizesse isso tranquilamente, mas não numa casinha simples no coração da Baixada Fluminense.. sim, minha avó era e é uma pessoa incomum, sempre a frente de seu tempo.

Pensar-se artista era algo normal, tanto que fui crescendo e em tudo lá estava eu: oradora da turma, representante da turma, manequim de passarela, miss, fiz parte do teatro, da banda do colégio (diga-se de passagem, nisso os vizinhos devem ter me odiado... foram muitas horas aprendendo tocar tarol no terraço), passista (sim, eu sei sambar!), dançarina de jazz, dançarina de salsa, campeonato de io iô, já fui até cover da Gretchen... mas cantar, ahhhhh cantar sempre foi a minha paixão.

Vovó dizia que eu tinha puxado a ela... e eu acreditei!!!

Era só eu perceber que meu timbre de voz combinava com determinada canção e lá estava eu, cantando até entender as nuances daquela melodia e dominar por completo a canção... era o meu hobby secreto, um desafio pessoal... imagina que secretamente eu me orgulhava de cantar tal qual a Zizi Possi cantando Perigo, ou Leila Pinheira cantando Verde, ou Baby Consuelo cantando Sem Pecado e Sem Juizo... e o meu campeão nos karaokês, que era quando eu podia juntar talento vocal com interpretação... cantava El dia que me quieras com a mesma emoção do Luiz Miguel... *rs* pois é! pelo menos eu achava... *rs*

Essa minha coragem misturada a uma cara de pau estupenda (tudo culpa da minha avó) me levou até o nível semi-profissional nessa carreira, pois entrei para o coral da empresa em que trabalho, e minha dedicação me levou a ser uma das solistas... e foram muitas apresentações, momentos de perfeita alegria, aprendi a ser humilde e me segurar quando o outro tinha a hora de cantar, colaborar com o colega, ser um time de vozes, aprendi a admirar alguns de talento invejável, mas eu me realizava mesmo quando chegava aquele refrão em que eu dava um passo a frente e soltava a voz, com todo o coração.

Foi uma época boa, tinha além da alegria de cantar, o apoio dos amigos, um momento de alegria, satisfação e orgulho pessoal, o Coral do Sebrae gravou até um CD que até hoje ainda encontro gente falando: - olha, sabe que eu as vezes escuto o CD do coral? - e eu fico boquiaberta pensando: mas como ainda se lembram? 

Nessa fase aprendi muito sobre voz, palato, sons graves, sons agudos... mas um ensinamento que o maestro me passou eu nunca esqueci... ele olhava pra gente, nos ensinava as melodias, nos guiava nas entradas, mas a mágica se dava por que ele procurava em cada um de nós a região de brilho.

Ele me dizia, você pode cantar como uma contralto - que é a voz feminina mais grossa - mas a sua região de brilho é nas sopranos - a voz mais aguda e feminina... ele além de nos ensinar ele buscava o lugar onde eu pudesse brilhar mais.

Num mundo tão doido, cheio de gente que não te vê, não te ouve, não quer sair da superficialidade das suas relações, só entende o que pode ganhar estando ao seu lado, ou qual favorecimento pode obter...existe um cara que olha pra você e fala: vai, seja uma estrela, dê o seu melhor na sua região de brilho...é fantástico!

Acho que se todos nós pudermos em algum momento da vida, na construção do seu legado, puder mostrar a alguém, ajudá-lo a ser melhor em sua região de brilho, já valerá a pena ter vivido, por que tal qual o coral... é só quando as vozes estão juntas que a melodia se forma.

Eu ainda quero ser uma estrela, sei que está no meu DNA, mas agora sem dar um passo a frente, apenas quero entender neste mundo onde é a minha região de brilho de fato e ficar por lá, sendo o melhor eu que posso ser, sem holofotes ou aplausos no final, apenas eu, e a minha silenciosa vaidade, de saber eu sou uma estrela.

6 comentários:

  1. Acredita que tenho o cd sebrae o ouco com muito carinho, pois sempre admirei muito o trbalho do grupo. Oh saudade boa. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Jana você é uma pessoa muito especial , é uma estrela. Na minha vida vc já foi "maestrina" , aquela pessoa que olha pra dentro de você , dá a mão e reconforta. Não acredita não qdo alguém te disser o contrário, existem pessoas que só querem magoar e te puxar pra baixo , no lugar onde elas mesmas estão. Eu acho que você incomoda as pessoas pq vc consegue rapidamente perceber quem elas são e as intenções que trazem, você não é falsa , vc é daquelas que fala com o olhar. Tenho muitas saudades de você e quando ela aperta , eu oro por você , para que Deus proteja vc , seus filhos e a sua família. Brilha garota!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô que lindas palavras... mas se identifica anonimo, pra eu poder agradecer como se deve. abraços

      Excluir
  3. Bravo! Cantando, escrevendo...o brilho está em Ti. Lindo, Jana.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Só quero saber quando vai ser o primeiro show. Vou estar lá na fila do gargarejo (essa é coisa de velho kkk) batendo palmas, babando ao te ver lá em cima do palco, linda e soltando essa voz que to doido pra ouvir. VC VAI CONSEGUIR. TMJ.

    ResponderExcluir