domingo, 11 de maio de 2014

e eu retorno no Dia das Mães

Depois de 4 anos abandonado esse blog é ressuscitado bem no dia das mães, bem quando eu estava lendo um blog de um amigo agradecendo a mãe por tudo...e eu me pus a pensar no que é tudo.
O que é tudo o que um filho espera de uma mãe?
é claro que eu sei, e sei que vocês sabem, que cada indivíduo tem expectativas únicas, necessidades individuais e portanto esse tudo varia de acordo com cada um, e isso vale pra tudo... MENOS pra mãe, por que mãe é universal, faz parte das verdades absolutas da vida.
Todos os filhos esperam de suas mães o colo que conforta seja com 3 meses ou 30 anos, espera aquela palavra certeira que traduz a sabedoria dos seus anos vividos, aquele cheirinho de casa, de acolhimento... a gente espera também da mãe firmeza na hora da repreensão, do estresse cotidiano que tanto fazemos piada  -vem aqui senão vou te bater, Pedrinho... como se não fosse se ele viesse, - se eu for ai e achar vou esfregar na sua cara... etc etc etc... mãe é estressada por natureza. 
A gente espera da mãe que ela esteja a postos quando a vida mostrar as garras e os planos não derem certo... é pro colo dela que queremos correr quando nos separamos, quando não passamos no vestibular, quando o filho fica doente, quando a promoção não sai... é dela que esperamos aquele sentimento de que somos únicos e especiais e por isso merecedores do melhor, mesmo quando tudo parece mostrar o contrário.
Mãe é sinônimo pra todo mundo de AMOR E APOIO INCONDICIONAL...
até pra quem não tem uma mãe assim.
Eu aprendi muito com a vida desde que me tornei mãe. Meus filhos trouxeram consigo um presente chamado RESPONSABILIDADE, eles me ensinaram a pegar a vida pelos cabelos e chamar pra mim a responsabilidade de ser a mãe deles e isso significava muito pra mim, ser a cuidadora, a protetora, a que tinha que verificar se a orelha estava suja, o coco mole ou duro, se estava se relacionando com os coleguinhas na escola, se estava feliz, se carregavam algum trauma por conta da separação, se tinham consciência de que precisavam se preparar pro mundo lá fora, se os dentes estavam tortos e caçar um bom dentista pra consertar... mãe, em tempo integral, com disposição e amor incondicional.
Eles me ensinaram, e ME ENSINAM, até por quê cada um vive um momento diferente de vida (uma com 20 outro com 2 anos) a ser uma pessoa melhor, a buscar ser mais equilibrada (complicaaaaado!!), traçar rotas de sucesso pra nossa vida e agora vendo a minha mais velha quase adulta me pego pensando também na minha responsabilidade com ela, na mãe que ela um dia será...espero ser um bom exemplo.

A todos aqueles que tem mães de verdade, parabéns! vocês tem certamente a vida mais leve e mais doce...
A todas que são mães de verdade, parabéns! vocês são a mão de Deus na terra, cuidando dos seus filhos.
Aos que não experimentaram nem ter e nem ser, busquem apenas o amor... o resto a vida faz.

Grande abraço, 
blog retornando depois de 4 anos...
sejam bem vindos.

2 comentários:

  1. Retorno com categoria! Parabéns Jana! Pela mãe que é e pelo texto! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Angelo, foi você o culpado. :) adorei o seu post...

      Excluir